Na última semana, nos dias 9 e 10 de julho, gestores e técnicos da saúde de Rondônia se reuniram em Porto Velho para a 6ª Reunião da Câmara Técnica e a 6ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de 2025.
Durante os encontros, foram discutidos temas como gestão integrada, decisões coletivas e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios rondonienses.
A programação contou ainda com uma homenagem organizada pela diretoria do Cosems-RO, presidida por Wagner Wasczuk Borges, e pelo secretário estadual de Saúde, Jefferson Ribeiro da Rocha, ao secretário municipal de Buritis, Adelson Godinho, que se despede da vice-presidência do Cosems.
“Tenho um carinho e uma gratidão muito grandes pelo Cosems Rondônia, que foi a casa que me acolheu quando comecei na gestão da saúde. O presidente Wagner sempre foi um parceiro, e essa diretoria, da qual faço parte, é muito coesa. Trabalhamos sempre pela unidade, como uma família. E o que a nossa saúde pública precisa é justamente disso: pessoas comprometidas em levar saúde à população, especialmente a quem mais precisa.” declara Adelson Godinho.
Durante a reunião, também foi prestigiado o trabalho desenvolvido pelo município de Buritis na Mostra “Brasil, Aqui Tem SUS”. A iniciativa, coordenada pela enfermeira Josiéllyda Lopes Teixeira e sua equipe, transformou uma ambulância sucateada em um ambulatório móvel especializado na saúde da mulher.
O diretor de Atenção Primária à Saúde de Buritis, Fernando Pinto, destacou a importância da valorização das ações.
“Esse reconhecimento nos dá força e motivação para continuar inovando em nossas experiências e oferecendo uma saúde cada vez mais humanizada e de qualidade à população. Assim, seguimos avançando no verdadeiro objetivo do SUS.” afirma.
O presidente do Cosems-RO, Wagner Wasczuk Borges, reforçou a importância da união entre os gestores municipais.
“Trabalhar em conjunto fortalece nossa atuação e nos permite construir soluções mais efetivas. É esse espírito de cooperação que move o SUS e transforma realidades nos municípios.” destaca o presidente.
janeiro 13, 2024